Natal melancólico: lidando com saudades e expectativas para o novo ano
- Mariana Benevides
- 21 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
A saudade dos que partiram pode ficar ainda mais intensa com as celebrações de Natal e Réveillon, principalmente por relembrarem momentos vividos com os entes queridos que já se foram. Entenda como lidar com esse sentimento melancólico e saiba que você não está sozinho diante das expectativas de um novo ciclo que começa com o ano novo.

Celebre a memória
É comum que a expectativa de muitos eventos no final do ano, como Natal, confraternizações em família, festas na empresa e Réveillon, tragam à tona lindas memórias com aqueles que hoje fazem tanta falta. Seja um cônjuge, amigo ou familiar, o sentimento nessas datas é uma mistura de saudade com melancolia. Como queríamos que eles estivessem aqui conosco para mais uma celebração, não é mesmo?
Sei que você deve achar muito difícil lidar com essa sensação triste de perda que parece voltar com força total nos eventos familiares.
A primeira sugestão é que você tente entender que a saudade faz parte do luto e ela significa que essa relação foi de muito amor, cumplicidade e respeito.
Pode ser muito fácil dizer o que você deve refletir em um momento delicado como esse, mas o objetivo é que, primeiro, você tente abraçar essa saudade como parte do processo de se despedir desse ente querido e de lidar com a dor da sua ausência. Mesmo que a partida não tenha sido recente, a vontade de ter mais um encontro no Natal permanece a mesma, eu sei disso.
Aquela piada engraçada em todo o Natal, os rituais do Réveillon, um reencontro familiar que só se dá nas festas de final de ano… Todo mundo tem alguma memória gostosa dessa época e é hora de relembrar as histórias com carinho e tudo bem sentir um aperto de saudade. Significa que teve muito amor envolvido em cada comemoração e compartilhar lembranças e histórias sobre o ente querido pode ajudar a preservar essa conexão emocional tão forte.
Quando a saudade chegar ainda mais forte
Lidar com as saudades juntamente com a expectativa de cobranças e mudanças de um novo ano pode sobrecarregar algumas pessoas e saiba que cada um sente as emoções de uma maneira única. Não tem uma receita de bolo, mas algumas outras dicas podem te ajudar a passar por esse período de forma mais leve e grata.
Saiba que é importante se permitir sentir a tristeza e a saudade e tudo bem ficar mais saudoso no final do ano. Não há um prazo definido para o luto, e é normal experimentar uma variedade de emoções. Aceite seus sentimentos e não se julgue por eles!
Aproveite o momento que você estará com pessoas queridas, principalmente no Natal, e tente se abrir sobre o que está sentindo. Falar sobre suas emoções com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental pode ser reconfortante e tranquilizador.
Algumas pessoas encaram a tristeza como um momento de reclusão e reflexão individual. Embora seja natural querer se isolar, buscar apoio social é importante. Amigos e familiares podem oferecer suporte emocional, e o seu psicanalista pode trazer um olhar profissional e empático que muitas pessoas não são capazes de oferecer por falta de instrução ou experiência no assunto.
Novos rumos
O ano novo é uma data cheia de rituais e muitos de nós queríamos continuar essa comemoração com nosso ente querido que já se foi, certo? Então pode ser uma boa que você celebre essa relação com novos rituais: pode ser útil começar novas tradições em honra a essa pessoa que não está mais aqui, como um momento de reflexão sempre que sentir falta da sua presença.
Lidar com a saudade de um ente querido é um processo gradual, e é normal que as emoções fiquem ainda mais intensas no final do ano. Não hesite em procurar ajuda profissional com um psicanalista.
Yorumlar